IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Especialistas alertam para riscos para quem procura o amor online

13/02/2015 20h09

Washington, 13 Fev 2015 (AFP) - Um conselho para quem está procurando um amor na internet: persista em sua busca, mas fique de olho em golpes e outros riscos.

Especialistas em segurança dizem que 'hackers' e outros mal-intencionados costumam se aproveitar estas ferramentas para lesar apaixonados e aqueles que estão em busca de romance.

O aquecido setor de aplicativos para namoro que usam tecnologia móvel criou novos riscos, alertam.

Esta semana, a IBM Security informou que estuda 41 aplicativos móveis para namoro e que 26 deles são vulneráveis a ataques digitais, que podem por em risco informações pessoais e corporativas.

Muitos aplicativos para encontros podem permitir acesso a câmeras, microfones, armazenamento e localização dos smartphones, assim como informações de pagamentos eletrônicos, alertou a gigante de informática.

"Muitos usuários utilizam e confiam em uma quantidade de aplicativos em seus aparelhos. É esta confiança que dá oportunidade aos 'hackers' para explorar vulnerabilidades, como as que encontramos nestes aplicativos para o amor", explicou o vice-presidente da IBM Security, Caleb Barlow.

Outros métodos comprovados de fraude, muitos com base em e-mails ou redes sociais, podem servir de ferramentas eficazes para os criminosos.



Vírus ao invés de flores Alguns usam postais eletrônicos com saudações para infectar um computador com um vírus. Outros se fazem passar por floristas que querem verificar informações antes de enviar um buquê.

Os esquemas de fraude relacionados com romance - a maioria aplicada em pessoas com mais de 40 anos - geralmente lideram a lista de golpes, segundo a Associação Americana de Aposentados, que adverte as pessoas a evitar abrir links ou admiradores secretos online.

Assim, os especialistas em segurança recomendam precaução quando o encontro em potencial parece bom demais para ser verdade ou rapidamente ocorrem pedidos de dinheiro ou informações pessoais.

Segundo o secretário de Justiça de Ohio (nordeste), Mike DeWine, os fraudadores costumam conhecer suas vítimas online através de sites para solteiros ou em redes sociais e, eventualmente, pedem dinheiro usando transferências bancárias ou cartões pré-pagos.

"As vítimas destes golpes pensam ter encontrado a pessoa certa, mas com frequência acabam perdendo milhares de dólares", acrescentou DeWine.

Em 2014, um alerta do FBI disse que os fraudadores "se infiltram em sites de relacionamentos e salas de bate-papo em busca de vítimas românticas. No geral, dizem ser americanos viajando ou trabalhando no exterior".

Outros alvos comuns são as mulheres com mais de 40 anos, divorciadas ou com alguma deficiência, "mas cada grupo etário e demográfico corre riscos", destacou o FBI.