IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ministros do Petróleo de Rússia, Venezuela e Arábia Saudita se reúnem em Doha

16/02/2015 15h18

Doha, 16 Fev 2016 (AFP) - Os ministros de Petróleo de Rússia, Arábia Saudita, Venezuela e Catar iniciaram nesta terça-feira em Doha uma reunião dominada por um excesso de oferta no mercado que afunda os preços do petróleo, indicou à AFP uma autoridade catariana.

"Todos os ministros" dos quatro países participam do encontro, que é realizado em um hotel de Doha, disse a fonte.

Trata-se de um raro encontro entre o saudita Ali Al Nuaimi e o russo Alexander Novak - ministros de dois dos principais produtores de petróleo do mundo - desde que o preço do petróleo começou a cair, em meados de maio de 2014.

Desde então perdeu quase 70% de seu valor.

A Arábia Saudita lidera a OPEP (Organização de Países Exportadores de Petróleo), mas a Rússia não forma parte do cartel, ao qual pertencem Catar e Venezuela, representados na reunião de Doha por Mohamed Saleh al Sada e Eulogio del Pino, respectivamente.

A queda do preço do petróleo se deve a um excesso de oferta que as principais economias mundiais, em particular a China, não absorvem devido à desaceleração do crescimento econômico.

Para encarar uma diminuição da produção tendo por objetivo defender o preço, a Arábia Saudita exige a cooperação dos produtores que não pertencem à OPEP, em particular a Rússia.

O simples anúncio de uma possível reunião entre os ministros russo e saudita fez o preço do petróleo aumentar na manhã desta terça-feira.