IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Londres quer apoio do G20 para evitar 'Brexit'

25/02/2015 19h55

Londres, 26 Fev 2016 (AFP) - O governo britânico pedirá às grandes economias do G20, que se reunirão nesta sexta-feira na China, que destaquem os riscos para a economia mundial de uma eventual saída da Grã-Bretanha da União Europeia, informou nesta quinta-feira o Financial Times.

O ministro britânico das Finanças, George Osborne, espera incluir no comunicado final conjunto um apoio à permanência de seu país na UE e uma advertência sobre os possíveis efeitos desestabilizadores para o planeta de uma saída dos britânicos do bloco, conhecida como 'Brexit'.

Após obter concessões de seus sócios europeus, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou no sábado a celebração de um referendo no dia 23 de junho sobre a permanência da Grã-Bretanha na UE. Desde então, a campanha está no auge.

Na terça-feira, os diretores de mais de um terço das maiores empresas britânicas alertaram os eleitores que sair da União Europeia constitui uma ameaça para o emprego e pode prejudicar a economia.

Os ministros das Finanças do G20, que representam 85% da riqueza mundial, examinarão a partir desta sexta-feira, em Xangai, os múltiplos riscos que ameaçam a economia mundial, abalada por uma fraca recuperação, pelo estancamento dos emergentes e pela queda dos preços do petróleo.