IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ericsson processa Apple por violação de patentes

27/02/2015 09h46

Estocolmo, 27 Fev 2015 (AFP) - O fabricante sueco de equipamentos de telecomunicações Ericsson entrou com várias ações contra a gigante americana Apple por violação de patentes, indicou nesta sexta-feira.

"A Apple utiliza atualmente nossa tecnologia sem autorização e solicitamos, portanto, a ajuda do tribunal e do ITC", a comissão americana de comércio internacional, indicou em um comunicado Kasim Alfalahi, responsável de propriedade intelectual da Ericsson.

"Os produtos da Apple se beneficiam da tecnologia inventada e patenteada pelos engenheiros da Ericsson (...). Estamos determinados a compartilhar nossas inovações e tentamos de boa fé encontrar uma solução justa", acrescentou.

A Ericsson entrou com duas ações ante o ITC e sete ante um tribunal do Texas.

A empresa sueca tenta proibir a venda de produtos da Apple que utilizam patentes relacionadas às normas de comunicações móveis 2G e 4G/LTE (Long-Term Evolution). Também quer a concessão de perdas e danos por violação de patentes para componentes cruciais de outros dispositivos da Apple.

A empresa americana deveria ter renovado seus acordos de licença com a Ericsson no mês passado, mas rejeitou a oferta do fabricante sueco ao considerar que pedia muito dinheiro.