IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

México dá concessões a duas novas redes de TV e rompe histórico duopólio

12/03/2015 18h06

México, 12 Mar 2015 (AFP) - Dois importantes grupos mexicanos de comunicação obtiveram na última quarta-feira concessões para redes de televisão aberta, informou o órgão regulador de telecomunicações sobre a decisão que rompe com o domínio exercido até agora pela Televisa e pela TV Azteca.

"O Instituto Federal de Telecomunicações declarou a Cadena Tres e o Grupo Radio Centro como ganhadores da licitação e deu a cada um uma cobertura televisiva de rede nacional", disse em coletiva de imprensa Gabriel Contreras, presidente do instituto.

As concessões durante 20 anos para as duas redes de televisão digital terrestre (TDT) são o resultado de uma ambiciosa reforma constitucional nas telecomunicações aprovada em 2013 para pôr fim à dominação, há décadas, nesse mercado da Televisa, o maior grupo de língua hispânica, e a TV Azteca.

A Cadena Tres, parte de um conglomerado ao qual pertence o jornal Excélsior e mais de 50 estações de rádio, e o Grupo Radio Centro, proprietário de 15 estações de rádio com transmissão também nos Estados Unidos, ganharam o leilão entre três concorrentes, explicou Contreras.

"Pagarão muito dinheiro, o que revela o valor desse espectro no mercado", afirmou o funcionário, que classificou de "inédito" este processo que busca "maior concorrência e pluralidade" na televisão mexicana.

A Cadena Tres pagará 1,808 bilhão de pesos (116,8 milhões de dólares) e o Grupo Radio Centro 3,058 bilhões de pesos (197,6 milhões de dólares). O pagamento deve ser feito em 30 días e ambas as redes terão cinco anos para cumprir com 100% da cobertura.

O Grupo Imagen Multimedia a que pertence a Cadena Tres é propriedade de Olegario Vázquez Raña, dono de dezenas de hospitais e da rede de hotéis de luxo Camino Real.

Especialistas criticaram a reforma nas telecomunicações, argumentando que ela não define o tipo de conteúdo das novas duas redes de TV.