IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petróleo tem forte e queda e fecha abaixo dos 45 dólares em Nova York

13/03/2015 19h17

Nova York, 13 Mar 2015 (AFP) - As cotações do petróleo caíram forte nesta sexta-feira em Nova York depois do alerta da Agência Internacional de Energia sobre o risco de que as capacidades de armazenamento chegue ao limite nos Estados Unidos.

O preço do barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em abril subiu 2,21 dólares, a 44,84 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex).

Em Londres, o preço do barril de Brent do mar do Norte também caiu, 2,41 dólares, e fechou a 56,47 dólares no Intercontinental Exchange (ICE).

"O mercado está muito volátil, os operadores têm muitas dúvidas depois de acreditarem que 45 (dólares) seria o piso da cotação", avaliou Matt Smith, da Schneider Electric.

O petróleo iniciou uma fase de estabilização em fevereiro por uma combinação de fatores como temperaturas mais frias no hemisfério norte, problemas com os carregamentos no Iraque e no Kuwait, e perturbações de abastecimento na Líbia.

Mas a Agência Internacional de Energia afirmou nesta sexta-feira que "por trás da fachada de estabilidade, a fase de retorno ao equilíbrio desencadeada pela queda dos preços ainda não terminou".

A agência informou que a oferta dos EUA continua crescendo e dá poucos sinais de que vai baixar. Os dados semanais da empresa de serviços petroleiros Baker Hughes sobre o número de poços ativos nos EUA, novamente em queda nesta semana, não foram suficientes para sustentar o mercado.

"Isso deveria ter sustentado o mercado", disse Smith, ressaltando que "há uma perda de confiança do lado da oferta".

A AIE espera um crescimento da demanda mundial de cru em 2015 por uma melhora da situação econômica global. Entretanto, esse prognóstico parece frágil, já que a economia não deu sinais de que aproveitará os bons preços do petróleo.

bur-chr/jdy/az/mr/ja/cc