IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

'Grexit não é uma opção', diz presidente do Banco Central grego

25/03/2015 20h06



Londres, 25 Mar 2015 (AFP) - O presidente do Banco Central grego, Yannis Stournaras, descartou nesta quarta-feira a saída da Grécia da zona do euro e disse que Atenas está perto de alcançar um acordo com os credores.

"A Grexit (como é chamada a saída do país da união monetária) não é uma opção para a Grécia e não é uma opção para a zona do euro. Isso não vai acontecer", afirmou Stournaras em um evento em Londres.

O presidente do Banco Central declarou que a competitividade da economia grega foi restaurada nos últimos cinco anos e que uma saída "não trará nenhum benefício, mas muita dor".

Stournaras acrescentou que o novo governo grego está perto de um acordo com os parceiros europeus e que um terceiro plano de ajuda não será necessário, se o acerto for alcançado.

Atenas enfrenta dificuldades financeiras desde que a UE e o Fundo Monetário Internacional (FMI) decidiram bloquear a última parte de um plano de ajuda, no valor de 240 bilhões de euros (260 bilhões de dólares), depois que o Syriza chegou ao poder em janeiro.