IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Heinz e Kraft anunciam fusão com apoio de Buffett e do fundo brasileiro 3G

25/03/2015 08h07



Nova York, 25 Mar 2015 (AFP) - Os grupos americanos H.J. Heinz Company e Kraft Foods Group anunciaram uma fusão que criará a terceira maior empresa dos Estados Unidos no setor de alimentos e bebidas, segundo um comunicado conjunto.

Os atuais acionistas da Heinz terão 51% do capital da nova empresa, que terá o nome The Kraft Heinz Company.

Os acionistas que controlam a Heinz, o bilionário americano Warren Buffet e o fundo de investimentos brasileiro 3G Capital, devem reinvestir 10 bilhões de dólares em sua sociedade para poder oferecer aos acionistas da Kraft uma valorização de fusão de 16,50 dólares por ação em dinheiro, assim como 49% do futuro grupo.

A empresa surgida da fusão terá vendas da ordem de 28 bilhões de dólares, o que a deixará na quinta posição no ranking mundial.

O grupo contará com oito marcas com volume de negócios superior a um bilhão de dólares e outras cinco com arrecadação anual de entre 500 milhões e um bilhão de dólares.

A capitalização na Bolsa da Kraft alcançou na véspera do anúncio o valor de 36 bilhões de dólares. A Heinz não tem cotação na Bolsa desde que foi adquirida por Buffet e o fundo 3G Capital.

O atual grupo é o resultado da divisão em 2012 da Kraft Foods em duas unidades, Kraft e Mondelez.

O volume de negócios da Kraft Foods permaneceu estável em 2014, US$ 18,2 bilhões.

Os idealizadores da fusão calculam que o acordo deve permitir economizar 1,5 bilhão de dólares por ano até 2017.

O fundo 3G Capital, dos pelos brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, tem uma política agressiva de aquisições no setor alimentar.

O fundo é dono da rede de restaurantes de fast food Burger King.

fga/fp



KRAFT FOODS GROUP BERKSHIRE HATHAWAY