IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Clinton 'limpou' servidor com e-mails, afirma republicano

27/03/2015 22h56



Washington, 28 Mar 2015 (AFP) - Hillary Clinton apagou os e-mails de seu servidor privado quando era secretária de Estado, eliminando definitivamente todas as mensagens, afirmou nesta sexta-feira o representante republicano Trey Gowdy.

"Fomos informados hoje, por seu advogado, que a secretária Clinton decidiu limpar de maneira unilateral seu servidor e apagar de maneira permanente todos os e-mails que estavam lá", revelou Gowdy, presidente da chamada Comissão Benghazi da Câmara de Representantes.

O advogado contactou Gowdy para explicar porque não entregou novos e-mails de Clinton, provável pré-candidata democrata à presidência nas eleições de 2016.

Clinton é alvo dos republicanos por admitir que utilizou seu e-mail pessoal durante os quatro anos que liderou a diplomacia americana, no primeiro mandato do presidente Barack Obama.

Gowdy havia pedido a entrega do servidor e de todos os e-mails emitidos pela então secretária de Estado relacionados com a Líbia, especialmente sobre o ataque ao consulado americano em Benghazi, no dia 11 de setembro de 2011, no qual morreram quatro americanos, incluindo o embaixador na Líbia.

Na carta enviada a Gowdy, o advogado de Clinton, David Kendall, afirma que a ex-secretária de Estado já entregou todos os seus e-mails da época relacionados com seu trabalho no departamento de Estado.

Após concluir o processo de revisão, "já não há e-mails provenientes do endereço hdr22@clintonemail. no servidor", disse Kendall, que confirmou a informação de que Clinton e sua equipe legal apagaram cerca de 32 mil e-mails pessoais, conservando 30.490 ligados a seu trabalho diplomático.

Gowdy qualificou de "sem precedentes" a decisão de Clinton de apagar de maneira permanente seus e-mails pessoais, e disse que a comissão que integra trabalhará com os líderes parlamentares sobre o assunto.

"É evidente que o Congresso deverá falar com a ex-secretária sobre sua decisão de apagar estes e-mails".