IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA estão dispostos a receber o BAII, diz Tesouro americano

31/03/2015 17h18



Washington, 31 Mar 2015 (AFP) - Os Estados Unidos estão prontos para receber uma nova extensão do sistema financeiro internacional, entre elas o Banco Asiático de Investimentos em Infraestrutura (BAII), declarou o secretário do Tesouro americano, Jacob Lew, nesta terça-feira.

No retorno de uma visita à China, Lew disse em São Francisco que Washington está disposto a receber o BAII, com a condição de que essa instituição seja "complementar às outras instituições financeiras internacionais".

Referindo-se ao bloqueio da reforma do Fundo Monetário Internacional pelo Congresso, Lew disse que "nem os Estados Unidos nem a China podem se isolar de instituições que são pilares do sistema financeiro internacional".

O Congresso americano se opõe há anos à redistribuição de poder de voto no FMI em favor dos países emergentes, entre eles a China.

Alemanha, França, Reino Unido e Estados Unidos observaram impotentes e incrédulos o alinhamento de seus aliados europeus à estrutura proposta por Pequim como alternativa ao Banco Mundial e ao Banco Asiático de Desenvolvimento, em que Washington exerce grande influência.

Outros parceiros dos EUA, como a Austrália e a Coreia do Sul também pretendem se integrar ao BAII.