IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Estado Islâmico controla setores da refinaria iraquiana de Baiji

15/04/2015 17h30

Kirkuk, Iraque, 15 Abr 2015 (AFP) - O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) entrou nesta quarta-feira no interior da refinaria de Baiji, onde assumiu posições entre os depósitos e controla alguns equipamentos - informaram autoridades iraquianas.

Os jihadistas agora controlam "o Instituto do Petróleo, o serviço de transportes e produtos e algumas ruas dentro do complexo", disse à AFP um alto funcionário da empresa estatal encarregada das refinarias do norte do Iraque, que pediu anonimato.

Os combatentes extremistas "se escondem entre os tanques", disse essa fonte. "As forças estacionadas na refinaria defendem o complexo e lançarão nas próximas horas uma operação para evacuar o local", acrescentou.

No entanto, em caso de tomada pelas forças de segurança, existe o risco de que os jihadistas escondidos ateiem fogo aos tanques.

De acordo com um general iraquiano, os jihadistas do EI atacaram o complexo a partir de dois pontos e penetraram várias centenas de metros na refinaria, localizada a 200 quilômetros ao norte de Bagdá.

O complexo petrolífero é palco de confrontos desde que o EI assumiu o controle de grande parte do Iraque em junho de 2014. O grupo já tentou várias vezes se apoderar da principal refinaria do país.





strs-wd/hj/bpe/tjc/mm