Asahi anuncia acordo com a AB InBev para comprar as marcas Peroni e Grolsch
Tóquio, 19 Abr 2016 (AFP) - O grupo japonês de bebidas Asahi Group anunciou a assinatura de um acordo com grupo AB InBev, de capital belga e brasileiro, para comprar duas marcas, a italiana Peroni e a holandesa Grolsch de SABMiller.
Asahi não anunciou o valor, mas a AB Inbev havia citado em fevereiro uma oferta de 2,55 bilhões de euros (US$D 2,88 bilhões).
A transação acontecerá no mesmo dia da compra da SABMiller pela AB InBev, operação que foi anunciada em novembro do ano passado, pelo valor de 112 bilhões de euros (US$ 126,5 bilhões), ou seja, uma das maiores aquisições da história.
Mas a AB InBev tem que abrir mão de marcas europeias para tranquilizar as autoridades de concorrência, preocupadas com uma eventual posição de grande domínio no mercado.
O grupo de capital belga e brasileiro havia anunciado em fevereiro ter recebido uma oferta da Asahi para comprar a Peroni e a Grolsch. A marca britânica Meantime também está no lote que o grupo japonês deve comprar.
O grupo Asahi obtém apenas 10% de seu faturamento no exterior e, portanto, está exposto aos riscos de contração no Japão, país de população declinante e de idade elevada.
Por este motivo, busca oportunidades em outros mercados. Nos últimos anos realizou aquisições na Ásia e Oceania, mas agora procura oportunidades em outros continentes.
kap/fp
AB INBEV
Asahi não anunciou o valor, mas a AB Inbev havia citado em fevereiro uma oferta de 2,55 bilhões de euros (US$D 2,88 bilhões).
A transação acontecerá no mesmo dia da compra da SABMiller pela AB InBev, operação que foi anunciada em novembro do ano passado, pelo valor de 112 bilhões de euros (US$ 126,5 bilhões), ou seja, uma das maiores aquisições da história.
Mas a AB InBev tem que abrir mão de marcas europeias para tranquilizar as autoridades de concorrência, preocupadas com uma eventual posição de grande domínio no mercado.
O grupo de capital belga e brasileiro havia anunciado em fevereiro ter recebido uma oferta da Asahi para comprar a Peroni e a Grolsch. A marca britânica Meantime também está no lote que o grupo japonês deve comprar.
O grupo Asahi obtém apenas 10% de seu faturamento no exterior e, portanto, está exposto aos riscos de contração no Japão, país de população declinante e de idade elevada.
Por este motivo, busca oportunidades em outros mercados. Nos últimos anos realizou aquisições na Ásia e Oceania, mas agora procura oportunidades em outros continentes.
kap/fp
AB INBEV
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.