IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Presidente cubano apoia política externa da Argélia

04/05/2015 19h57

Argel, 4 Mai 2015 (AFP) - O presidente cubano, Raúl Castro, disse que apoia "sem reservas" a política externa da Argélia, após um encontro com o colega argelino, Abdelaziz Buteflika, no qual os dois trataram de questões regionais.

Raúl Castro, que desde o domingo faz visita à Argélia, declarou à TV pública que Cuba apoia "a política argelina no âmbito internacional, particularmente na conciliação das crises malinesa e líbia".

A Argélia acolheu conversações entre clãs rivais na Líbia e conduz a mediação internacional para o Mali.

O presidente cubano perguntou-se sobre "o destino da África do Norte, se a Argélia não fosse um país estável, anes de afirmar: "sem nenhuma reserva, apoio a política externa da Argélia na região".

O encontro entre os chefes de Estado, cujas nações integram o Movimento dos Países não Alinhados, foi celebrado na presença do presidente do Conselho na nação argelina, Abdelkader Bensalá, do premiê Abdemalek Sellal, e de outros ministros e autoridades, segundo a agência APS.

O presidente cubano chegou a Argel, acompanhado de Ricardo Cabrisas, vice-presidente do Conselho de ministros, de Bruno Rodríguez, ministro das Relações Exteriores, e do general Leopoldo Cintra Frías, ministro das Forças Armadas revolucionárias.

A delegação que acompanha o chefe de Estado cubano deve explorar "com seus contrapartes (argelinos) as vias e os meios para consolidar a cooperação e o intercâmbio entre a Argélia e Cuba", segundo um comunicado da presidência argelina.

A cooperação entre Argélia e Cuba alcança diversos domínios, como saúde, turismo, instalações hidráulicas, ensino superior e pesquisa científica, educação, esporte, pesca, agricultura, desenvolvimento sustentável e cultura.

Esta é a segunda visita de Raúl Castro à Argélia, depois da primeira, realizada em 2009.