IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA: desenvolvedor da moneda virtual XRP deverá pagar multa

06/05/2015 00h09

Washington, 6 Mai 2015 (AFP) - A companhia americana Ripple Labs aceitou pagar uma multa de 700.000 dólares por ter administrado ilegalmente o mercado da moeda virtual XRP, a segunda mais importante depois da Bitcoin, informou na terça-feira o Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Segundo o Departamento de Justiça, a Ripple, que desenvolve sistemas de pagamento eletrônicos, não aderiu ao código de conduta destinado ao combate à lavagem de dinheiro. Disse também que a Ripple aceitou pagar a multa após uma investigação sobre a atuação de sua filial XRP II LLC.

A XRP tem uma capitalização na Bolsa em torno de 253 milhões de dólares, segundo estimativas da Coinmarket.com. A Ripple a emprega principalmente para sua plataforma de transações eletrônicas, permitindo aos bancos realizar operações de forma mais rápida.

A Ripple recebeu, por exemplo, o respaldo de investidores do Silicon Valley como Andreessen Horowitz, Google Ventures, IDG Capital e Lightspeed Venture Partners.

"Esperamos que (essa decisão) ajude a estabelecer uma norma para o setor da moeda virtual, em pleno auge", comentou a fiscal Melinda Haag, citada no comunicado.