IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petróleo fecha em queda em Nova York

22/05/2015 19h28

Nova York, 22 Mai 2015 (AFP) - O preço do petróleo fechou em baixa nesta sexta-feira em Nova York, diante de um novo fortalecimento do dólar e da realização dos lucros por parte dos investidores que aproveitaram a alta das últimas duas sessões.

O preço do barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em julho caiu em um dólar e fechou a 59,72 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex), após subir quase três dólares na quarta e na quinta-feira.

Em Londres, o barril de Brent do mar do Norte para entrega em julho fechou a sessão em 65,37 dólares, uma queda de 1,17 dólares em relação a quinta-feira.

"Nesta sexta-feira, o mercado se encontrou sob pressão pelo fortalecimento do dólar, que ganha mais de 1% após os dados bastante bons sobre a inflação nos Estados Unidos", afirmou Bob Yawger da Mizuho Securities.

Quando se valoriza, o dólar costuma incidir nos preços do petróleo, que são negociados na moeda americana. Desvalorizado entre meados de abril e maio, o dólar teve um papel importante no aumento de preços do mercado petroleiro.

"Essa correlação invertida com o dólar é o elemento dominante hoje", explicou Yawger.

"Nessa sexta-feira, o mercado também sofreu uma retomada técnica, provavelmente por algumas realizações de lucros, após o incremento das sessões anteriores", avaliou Carl Larry, da Frost & Sullivan.