IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

GM teria cometido delitos para dissimular falhas técnicas de veículos, diz jornal

Paul Sancya/AP
Imagem: Paul Sancya/AP

23/05/2015 09h01Atualizada em 23/05/2015 11h21

Washington, 23 Mai 2015 (AFP) - A montadora americana General Motors (GM) está sob suspeita da justiça de ter cometido delitos para dissimular uma falha técnica vinculada a uma centena de mortes em acidentes de trânsito, informa o site do jornal "The New York Times".

A investigação do Departamento de Justiça sobre o dano ligado ao sistema de ignição de alguns veículos da GM pode resultar em uma "multa recorde" para a empresa, segundo a edição digital do "NYT".

O valor final da multa poderia superar a quantia de US$ 1,2 bilhão paga pela japonesa Toyota em 2014 nos Estados Unidos por problemas de aceleração repentina em alguns modelos de veículos, de acordo com o jornal, que cita pessoas próximas ao caso.

A empresa americana poderia evitar o julgamento com o pagamento da multa, mas, no entanto, se veria obrigada a admitir a culpa, sob o risco de prejudicar ainda mais sua imagem, segundo o jornal.

Durante meses, a líder do setor automotivo dos Estados Unidos bloqueou o caso, que provocou muitas críticas de congressistas e o recall de 2,6 milhões de veículos em uma convocação de revisão tardia, já que o motor dos carros poderia subitamente desligar, bloquear a direção assistida e impedir o acionamento dos airbags.

Mais de 100 mortes relacionadas a falhas mecânicas, conhecidas pela GM desde 2005, foram identificadas até o momento pelo fundo de compensação criado pela empresa.