IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Senado aprova 'fast track' para Obama negociar acordos comerciais

23/05/2015 00h15

Washington, 23 Mai 2015 (AFP) - O Senado dos Estados Unidos superou nesta sexta-feira suas fortes divisões em torno da política comercial e aprovou um projeto que concede ao presidente Barack Obama autoridade para concluir rapidamente acordos de livre comércio, em particular com a região do Pacífico.

O projeto será enviado agora à Câmara de Representantes, e se for aprovado permitirá a Obama concluir as negociações com outras 11 nações do Pacífico, sem emendas do Congresso, que poderá apenas rejeitá-lo.

Washington negocia um gigantesco e ambicioso acordo de livre comércio com 11 países da região Ásia Pacífico (Acordo de Associação Transpacífico, TPP), mas tem enfrentado resistência de setores do Senado, principalmente dos democratas, que consideram o tratado uma ameaça à economia americana.

Em 14 de maio, o Senado desbloqueou o debate sobre a iniciativa, o que permitiu a aprovação do texto final nesta sexta-feira.

Na Câmara de Representantes, o projeto é prioritário para a maioria republicana, que vê maiores oportunidades para a economia local.

O TPP é uma prioridade econômica para Barack Obama, que defende seu potencial para os exportadores americanos, quando os 12 países que o integrarão respondem por cerca de 40% do PIB mundial.