IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Começa julgamento de primeiro acusado de manipulação de taxas interbancárias

26/05/2015 11h21

Londres, 26 Mai 2015 (AFP) - Um tribunal de Londres começou a julgar nesta terça-feira um corretor acusado de ser o cérebro de uma manipulação da taxa de referência Libor, o primeiro processo do gênero neste escândalo que custou bilhões aos bancos e manchou sua reputação.

Tom Hayes, um ex-corretor do banco suíço UBS e depois de seu concorrente americano Citigroup, deve comparecer durante várias semanas perante o tribunal de Southwark, na margem sul do Tâmisa. Seu julgamento começou nesta terça-feira de manhã, na presença de muitos meios de comunicação.

"Todos os banqueiros querem maximizar os seus lucros, mas Hayes o fez de forma desonesta. Ele fez tudo em seu poder para manipular a taxa interbancária conhecida como Libor", declarou o promotor Mukul Chawla.

Ele, então, acusou o financista, que enfrenta oito acusações, de ser o cérebro por trás da operação, motivada por "ganância".

Tom Hayes chegou ao tribunal ao lado de sua companheira, com o ar tenso, e se recusou a falar com repórteres.

A Libor (London Interbank Offered Rate) é fixada em Londres e serve de referência para cerca de 360 trilhões de dólares de contratos no mundo todo.

Está disponível para várias divisas importantes, como o dólar, o euro, o iene e a libra esterlina. As taxas são calculadas a partir de um painel de seis a 18 bancos.

pn-jmi/dh/phv/mr

UBS GROUP AG

BARCLAYS

ROYAL BANK OF SCOTLAND GROUP

CITIGROUP

DEUTSCHE BANK