IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Grupo Axact acusado de falsificar diplomas no Paquistão

27/05/2015 12h55

Karachi, 27 Mai 2015 (AFP) - A polícia paquistanesa prendeu nesta quarta-feira o presidente do grupo Axact, acusado de ter montado uma rede global lucrativa de venda pela internet de diplomas universitários falsos, de acordo com uma fonte judicial.

As autoridades encontraram milhares destes documentos prontos para serem concluídos na sede da empresa em Karachi.

Durante o interrogatório, Shoaib Ahmed Shaikh disse à polícia onde se encontravam os diplomas falsos, declarou à imprensa o promotor paquistanês Javed Malik.

Shoaib Ahmed Shaikh e seis outros diretores da Axact serão acusados de fraude, lavagem de dinheiro e transferência ilegal de dinheiro eletronicamente, informaram dois funcionários da Agência Federal de Investigação (FIA).

A polícia paquistanesa começou a investigar na semana passada a Axact, logo após o New York Times publicar um relato detalhado de como o grupo montou uma rede global de venda online de diplomas universitários falsos, gerando lucros anuais de várias dezenas de milhões de dólares.

Axact, que aspira tornar-se o primeiro grupo de mídia no país de 200 milhões de habitantes, afirmou ser alvo de difamação e de um complô "contra o Paquistão".

Ele também denunciou uma campanha orquestrada pela concorrência local, dado o "sucesso" do empresa.