IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petróleo fecha com leve queda em NY, a US$ 57,51

27/05/2015 17h41

Nova York, 27 Mai 2015 (AFP) - O petróleo terminou em queda em uma sessão instável nesta quarta-feira, em Nova York, ainda sob pressão pelo fortalecimento do dólar, enquanto os investidores esperam a divulgação dos números sobre as reservas americanas desta commodity.

O preço do barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em julho perdeu 52 centavos, a US$ 57,51, no New York Mercantile Exchange (Nymex), em sua terceira sessão consecutiva em queda.

O aumento da cotação iniciado nos mercados asiáticos e na abertura das negociações na Europa não resistiu muito tempo a uma nova valorização do dólar nesta quarta.

Hoje, a moeda americana alcançou seu nível mais alto em quase um mês frente a todas as divisas. Um dólar forte torna mais caras - e, portanto, menos atraentes - as compras de petróleo em dólar para os investidores munidos de outras divisas.

Além disso, "os investidores querem pôr suas contas em ordem" antes da divulgação dos números do Departamento de Energia (DoE, em inglês) dos Estados Unidos sobre as reservas americanas, disse Tim Evans, da Citi. O anúncio do DoE foi adiado para quinta-feira de manhã.

Segundo Michael Wittner, da Société Générale, "esperamos que caiam, já que as refinarias aumentam o ritmo com a proximidade do verão (hemisfério norte)", momento em que aumentam as viagens de férias e, em consequência, o uso do carro e o consumo de gasolina nos Estados Unidos.

A expectativa dos analistas é que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) não faça mudanças em sua política na próxima reunião, em 5 de junho.