IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Moscovici nega que acordo com a Grécia esteja próximo

28/05/2015 15h29

Dresden, Alemanha, 28 Mai 2015 (AFP) - O comissário europeu de Assuntos Econômicos, Pierre Moscovici, disse nesta quinta-feira que um acordo com a Grécia é "possível", mas que, ao contrário do que afirma Atenas, "não se pode dizer que foram percorridos três quartos do caminho".

"Há muito trabalho por fazer", comentou o comissário francês à rádio France Culture, de Dresden (Alemanha), onde assiste a uma reunião do G7 Financeiro.

Na quarta-feira, Atenas anunciou um rascunho de acordo que rapidamente foi desmentido pelos credores.

"Começamos a ver projetos de reformas [na Grécia] que têm consistência", contou Moscovici.

A Grécia depende desse acordo para receber uma parcela de 7,2 bilhões de euros, correspondente ao segundo resgate financeiro outorgado desde 2012 a Atenas. Em troca, os credores exigem do governo grego uma série de reformas econômicas.

As negociações técnicas entre a Grécia e seus credores (Comissão Europeia, Banco Central Europeu, FMI) foram retomadas na noite de quarta-feira.

Nesta quarta-feira, Atenas anunciou unilateralmente que suas equipes técnicas e as de seus credores começavam a redigir um rascunho do acordo. "Foram dados grandes passos, estamos próximos a um acordo", garantiu o primeiro-ministro Alexis Tsipras, na capital grega.

Essas declarações foram rapidamente negadas pelas outras partes, em especial pelo ministro alemão da Economia, Wolfgang Schäuble.

"Sempre me surpreendo quando Atenas nos diz que estamos perto de um acordo", afirmou a televisão alemã de Dresden, na Alemanha, onde preside a reunião de ministros do G7.

Nesta quinta-feira, o porta-voz do governo grego Gabriel Sakellaridis insistiu de Atenas que o acordo com os credores seria fechado até domingo.

A Grécia precisa receber os 7,2 bilhões de euros porque só tem liquidez para pagar os próximos vencimentos da dívida (1,6 bilhão de euros para o FMI em junho) e, internamente, para pagar salários de funcionários e aposentadorias.