IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Credores se reúnem em Berlim para discutir crise na Grécia

01/06/2015 20h41

Berlim, 1 Jun 2015 (AFP) - Christine Lagarde e Mario Draghi se encontraram nesta segunda-feira à tarde com o presidente francês, François Hollande; a chanceler alemã, Angela Merkel; e presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, para tentar desbloquear a crise na Grécia, à beira da moratória, indicaram fontes diplomáticas.

A diretora-gerente do FMI e o presidente do Banco Central Europeu (BCE) tentam elaborar uma "última proposta" a Atenas com Hollande, Merkel e Juncker, explicou a chancelaria alemã.

Os cinco dirigentes concordaram em continuar este trabalho "com muita intensidade" e se manter em contato "durante os próximos dias", entre eles e "com o governo grego", acrescentou a chancelaria ao final da reunião.

Segundo o Die Welt, que cita fontes próximas às negociações, a reunião busca definir "uma posição conjunta" para apresentar a Atenas "uma última oferta".

O encontro, iniciado às 19H30 GMT (16h30 horário de Brasília), não contou com a participação do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, que espera na capital grega um "chamado da troika", segundo o jornal.

As negociações sobre a Grécia estão paralisadas. Os credores do país (UE e FMI) exigem reformas concretas para melhorar a competitividade da economia grega e medidas de austeridade adicionais antes de desbloquear a última parte de uma ajuda de 7,2 bilhões de euros, dos EUR 240 bilhões acordados desde 2010.





cfe-jt-swi-bt/fjb/age-tjc/cc/mvv/mm