IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Comissão Europeia não espera acordo final sobre a Grécia nesta quarta-feira

03/06/2015 07h54

Bruxelas, 3 Jun 2015 (AFP) - A Comissão Europeia não espera que o encontro desta quarta-feira entre o presidente da instituição, Jean-Claude Juncker, e o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, resulte em um acordo final, afirmou o porta-voz do Executivo comunitário, Margaritis Schinas.

"Não esperamos uma solução final esta noite, é uma primeira discussão, não uma conclusão de um acordo", declarou.

O encontro deve começar às 18H30 GMT (15H30 de Brasília).

"O trabalho intensivo continua em todos os níveis para alcançar um acordo que permita concluir com êxito o programa de ajuste", disse.

Alexis Tsipras e Jean-Claude Juncker se reunirão em uma tentativa de superar os obstáculos que impedem, há vários meses, um acordo vital para Atenas.

Os credores da Grécia pedem ao governo de Tsipras uma série de reformas e ajustes para validar a liberação da última parcela de 7,2 bilhões de euros em empréstimos do resgate financeiro.

Mais cedo, Juncker confirmou o encontro com Tsipras.

"Tenho alguns problemas a resolver a respeito do que se chama de caso grego, o que me obrigará a ter uma série de reuniões hoje, inclusive com o primeiro-ministro grego", disse Juncker.

Tsipras levará a "proposta grega", informou uma fonte governamental, um documento de 46 páginas com reformas e medidas de ajuste, mas os credores desejam negociar com base na proposta elaborada por eles.

bur-pa/fp