IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Trem com produtos químicos tóxicos descarrila e pega fogo nos EUA

02/07/2015 21h23

Washington, 3 Jul 2015 (AFP) - Mais de 5 mil pessoas receberam ordens para abandonar suas casas depois que um trem com produtos químicos tóxicos descarrilou no Tennessee (Estados Unidos) e pegou fogo, o que provocou uma grande operação de evacuação, anunciaram os bombeiros.

O trem, que partiu da cidade de Knoxville, transportava acrilonitrila, um componente tóxico e inflamável que pode provocar problemas respiratórios, e gás liquefeito de petróleo, afirmou o bombeiro Kermit Easterling.

O acidente não deixou nenhum ferido. A mídia local disse que 25 pessoas haviam dado entrada no hospital Blount Memorial pela exposição ao produto químico, mas nenhum dos casos é considerado crítico.

Quase 5.000 moradores receberam ordem para abandonar as suas residências. Os bombeiros visitam as casas para afastar as pessoas da zona de perigo.

Os serviços de emergência não tentam combater as chamas pelos riscos provocados pela acrilonitrila, explicou Easterling, mas pediram a ajuda de equipes especializadas em materiais perigosos para que controlem a situação.

Um abrigo da Cruz Vermelha foi montado em uma escola local para os residentes evacuados, explicou o bombeiro.

O trem tinha partido de Cincinnati, em Ohio, na direção de Waycross, Georgia. O transporte consistia de duas locomotivas e 57 carros: 45 carregados e 12 vazios.

A empresa ferroviária CSX disse que estava fazendo esforços para ajudar e que uma investigação sobre o acidente já começou.

"A CSX continua a trabalhar com socorristas de agências humanitárias como a Cruz Vermelha e as autoridades de saúde e ambientais em Maryville depois que o vagão-tanque descarrilou e pegou fogo", disse em um comunicado.