IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Euro cai 1,58% ante dólar após resultados parciais do referendo grego

5.jul.2015 - Grego preenche cédula de votação em cabine durante referendo sobre pagamento de dívida do país - Emilio Morenatti/AP
5.jul.2015 - Grego preenche cédula de votação em cabine durante referendo sobre pagamento de dívida do país Imagem: Emilio Morenatti/AP

Em Nova York

05/07/2015 16h34

O euro recuava neste domingo (5) ante o dólar, enquanto o "não" se encaminhava para uma vitória no referendo na Grécia sobre a proposta dos credores do país, após a apuração de metade dos votos.

Um euro valia 1,0987 dólar por volta das 19H15 GMT (16H15 de Brasília), baixa de 1,20% com relação ao fechamento da noite de sexta-feira, nas negociações eletrônicas que antecedem a abertura dos mercados asiáticos. Pouco antes, a moeda única europeia caído a 1,0963 por dólar.

Com 50% dos votos apurados, o "Não" vencia com 61,21% dos votos às 18H50 GMT (15H50 de Brasília).

Uma vitória do "Não" abriria um período de incertezas, temido pela comunidade financeira, sobre o futuro da Grécia na zona do euro e questionaria, ainda, a solidez da união monetária, avaliam analistas.

Fortalecido por estes resultados parciais favoráveis, o governo do premiê Alexis Tsipras manifestou neste domingo a vontade de se sentar à mesa de negociações a partir da segunda-feira.

O porta-voz do governo grego, Gabriel Sakellaridis, afirmou que "as iniciativas para alcançar um acordo" entre Atenas e seus credores, a União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI), "se intensificariam a partir desta noite".

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, François Hollande, se reunirão na tarde de segunda-feira, em Paris, "para avaliar as consequências do referendo na Grécia", informou a Presidência francesa em um comunicado.