IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petróleo sofre queda acentuada em Nova York

06/07/2015 17h29

Nova York, 6 Jul 2015 (AFP) - Os preços do petróleo caíram 7,73% nesta segunda-feira em Nova York, com o aumento dos temores sobre um desequilíbrio entre a oferta e a demanda mundial após a vitória do "Não" às exigências dos credores no referendo da Grécia.

O preço do barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em agosto recuou 4,43 dólares, a 52,53 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex), voltando aos seus níveis de meados de abril.

No Intercontinental Exchange (ICE) de Londres, o barril de Brent do mar do Norte para entrega em agosto registrou uma queda um pouco menor, mas igualmente expressiva, ao recuar 3,78 dólares, a 56,54 dólares (-6,27%).

"Com a crise na Grécia e a instabilidade dos mercados na China, a demanda de cru que víamos recentemente cai por terra rapidamente", opinou Carl Larry, da Frost & Sullivan.

Esta segunda-feira foi tomada pela incerteza sobre o impacto da vitória do "Não" na Grécia e a possibilidade de um contágio em outros países de Europa, enquanto na China a bolsa de Xangai caiu 30% em três semanas, antes de subir 2,41% na segunda-feira

O mercado mundial também continua diante de uma ampa oferta, em um momento em que os investidores esperam o resultado das negociações sobre o programa nuclear iraniano entre Teerã e as grandes potências, que pode levar a um aumento das sanções contra a República islâmica.

De todas as formas, segundo Tim Evans do Citi, "mesmo sem os barris iranianos já há muito petróleo no mercado".