IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Sem reformas, uma saída da Grécia da zona do euro não pode ser descartada

07/07/2015 09h08

Bruxelas, 7 Jul 2015 (AFP) - O vice-presidente da Comissão Europeia a cargo da zona do euro, Valdis Dombrovskis, afirmou nesta terça-feira que, sem um pacote confiável de reformas, uma saída da Grécia da zona do euro "não pode ser descartada".

"Claramente, a Grécia enfrenta desafios imensos e imediatos. Precisamos agora de uma estratégia clara e confiável sobre como a Grécia vai sair desta crise (...) mas se não for construída confiança, sem um pacote de reformas confiável não pode ser descartada uma saída do euro", disse antes da reunião do Eurogrupo em Bruxelas, que vai acontecer antes do encontro de cúpula extraordinário da zona do euro.

O comissário europeu de Assuntos Econômicos, Pierre Moscovici, manteve a mesma atitude de espera ao chegar à reunião e estimou que cabia à Grécia fazer propostas de reformas e ajustes "concretas, completas e confiáveis" após a rejeição categórica dos gregos no referendo de domingo aos pedidos de ajuste dos credores da Grécia.

"Muito dependerá do governo grego", estimou o ministro italiano Pier Carlos Padoan.

O ministro alemão, Wolfgang Schauble, se pronunciou no mesmo sentido considerando que "tudo depende de uma decisão do governo grego", mas afirmou que "sem um programa não há possibilidade de ajudar a Grécia no âmbito da zona do euro".

"As antigas propostas foram rejeitadas. Será difícil", declarou o presidente do Eurogrupo e ministro das Finanças holandês, Jeroen Dijsselbloem.

"Estamos preparados para fazer o que for necessário para reforçar a zona do euro e nos mantermos unidos", acrescentou.

O ministro eslovaco, Peter Kazimir, se declarou muito cético sobre a possibilidade de alcançar um acordo nesta terça-feira e estimou que alongar "estes debates e discussões seria prejudicial para a Grécia e para a Eurozona".

"Portanto, devemos decidir nas próximas horas e semanas em um sentido ou em outro", acrescentou.

O ministro espanhol, Luis de Guindos, considerou que se encontravam "nos últimos segundos" e repetiu que seu país está disposto a negociar um terceiro programa de resgate financeiro, isso se a Grécia "se ajustar às regras".

O recentemente nomeado ministro das Finanças grego, Euclides Tsakalotos, não fez comentários ao chegar à reunião.

bur-pa/fp/ma