IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

China mantém compra de ações para acalmar o mercado

27/07/2015 14h37

Pequim, 27 Jul 2015 (AFP) - A China vai liberar mais recursos para estabilizar seu mercado financeiro, informou a agência estatal do país nesta segunda-feira, depois que a Bolsa da Xangai despencou, com a maior queda em oito anos.

O governo chinês continuará comprando ações, segundo a agência estatal Xinhua, que citou o porta-voz da Comissão de Valores Mobiliários da China, Zhang Xiaojun.

A mudança foi feita para dissipar "rumores de que o prestador de serviços de negociação recuou na estabilização do mercado de ações", disse a Xinhua.

Após uma semana de dados econômicos decepcionantes da segunda maior economia do mundo, as ações chinesas sofreram uma queda de mais de 8% nesta segunda-feira, a mais acentuada desde fevereiro de 2007.

Os investidores também foram influenciados pelas notícias de que o governo chinês começou a devolver os recursos provenientes de empréstimos concedidos por bancos comerciais a fim de que o mercado financeiro se estabilize antes do previsto.

As autoridades chinesas executaram um plano de resgate do governo sem precedentes para sustentar as ações nas últimas semanas, que incluíram uma repressão policial às vendas a descoberto e a suspensão por seis meses dos grandes vendedores de ação.