IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fed mantém juros próximos a zero

29/07/2015 16h37

Washington, 29 Jul 2015 (AFP) - O banco central dos Estados Unidos (Federal Reserve, Fed) decidiu nesta quarta-feira manter sua taxa básica de juros próxima a zero, embora tenha destacado uma "melhora" no mercado de trabalho.

Ao final de sua reunião de dois dias em Washington, o Comitê de Política Monetária (FOMC) avaliou que a melhora do emprego é sólida, mas considerou que ainda é necessário esperar para modificar sua política de juros, adotada no final de 2008 para apoiar a recuperação econômica.

"O mercado de trabalho continua melhorando com ganhos sólidos de emprego e queda no desemprego", comemorou o FOMC em um comunicado praticamente idêntico ao publicado em sua reunião anterior, em meados de junho.

A taxa de desemprego dos EUA voltou a cair em junho (5,3%), atingindo o patamar mais baixo desde abril de 2008.

A atividade econômica nos Estados Unidos em geral registrou uma "expansão moderada", acrescentou o Fed, que voltou a ressaltar que a inflação mantém-se abaixo da meta de 2% ao ano.

Em seu comunicado, o Fed deu muito poucos indícios sobre a data de uma futura elevação da taxa básica de juros, aguardada ansiosamente pelos mercados.

A presidente do Fed Janet Yellen se manifestou em várias oportunidades a favor de uma alta dos antes do final do ano.

Muitos especialistas esperam que esse aumento, o primeiro nos Estados Unidos desde 2006, aconteça na próxima reunião do FOMC, em meados de setembro.