IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Petróleo fecha em baixa em Nova York, a 48,52 dólares o barril

30/07/2015 19h04

Nova York, 30 Jul 2015 (AFP) - Os preços do petróleo fecharam com pequena queda nesta quinta-feira em Nova York, após uma sessão com oscilações em torno do equilíbrio.

O preço do barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em setembro caiu 27 centavos e fechou a 48,52 dólares na New York Mercantile Exchange (Nymex), após duas sessões consecutivas de alta.

Em Londres, a cotação do barril de Brent do mar do Norte para entrega no mesmo prazo baixou sete centavos, a 53,31 dólares no Intercontinental Exchange (ICE).

"Não houve uma novidade de destaque no mercado nesta quinta-feira", resumiu Mike Lynch, da Strategic Energy & Economic Research.

Entre as poucas informações petroleiras do dia, o secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Abdallah el Badri, descartou nesta quinta-feira uma queda do teto de produção do cartel.

O teto de produção dos países da Opep está há cerca de quatro anos em 30 milhões de barris por dia, isso é, quase um terço do petróleo bruto extraído diariamente no mundo.

Esse teto não caiu, apesar da queda dos preços do petróleo, que foram reduzidos à metade no segundo semestre de 2014 e que, depois de uma estabilização no início de 2015, voltaram a recuar nas últimas semanas.

El Badri estimou que prevê "uma situação mais equilibrada no mercado de petróleo e uma estabilização de preços em 2016", um otimismo que sustentou o mercado, segundo os analistas da PVM.

Como em outros mercados, os investidores digeriram a primeira estimativa sobre o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos no segundo semestre, que cresceu 2,3%.

"Por um lado, a economia parece melhorar um pouco, mas por outro os investidores temem que o Fed encerre seu apoio à economia ao elevar os juros, o que pode pesar na demanda americana", explicou Lynch.