IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Londres quer reforçar barreiras de proteção do Eurotúnel

31/07/2015 23h47

Londres, 1 Ago 2015 (AFP) - O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou nesta sexta-feira que Londres enviará mais barreiras de proteção e mais cães rastreadores para garantir a segurança nas instalações do Eurotúnel na França, frente à "inaceitável" crise de imigrantes.

"A situação é inaceitável. Pessoas tentam entrar ilegalmente no nosso país e aqui os caminhoneiros e os turistas têm de enfrentar as desordens. Vamos enviar barreiras, cães rastreadores e meios adicionais", disse Cameron, depois de uma reunião do comitê de emergência Cobra.

Em uma conversa por telefone horas depois, o presidente francês, François Hollande, e o premiê britânico reiteraram seu "compromisso para continuar trabalhando juntos para lutar contra os problemas gerados pela imigração ilegal", afirmou o gabinete de Cameron em um comunicado.

O chefe de governo do Reino Unido já havia agradecido à França "por mobilizar mais policiais, o que já teve resultado", e mostrou seu desejo de trabalhar com as autoridades "para reduzir a tensão em ambos os lados da fronteira".

Vários imigrantes que tentam entrar na Grã-Bretanha já fizeram mais de "mil tentativas" de invasão pelo túnel do Canal da Mancha, perto de Calais (norte da França), na madrugada desta sexta, informaram fontes policiais à AFP.

Sem confirmar esse número, um porta-voz do Eurotúnel declarou que o terminal presenciou "bem menos perturbações desde a chegada dos reforços" de 120 policiais franceses extras, em apoio ao contingente de 300 já estacionados na região de Calais.

"Este será um assunto difícil ao longo do verão (...) Não descartamos nenhuma ação para enfrentar essa situação", frisou Cameron, após a reunião de emergência.

Nas últimas semanas, o túnel construído sob o Canal da Mancha foi palco de tentativas em massa de entrada por parte de imigrantes. Mais de dez pessoas morreram no complexo desde o início de junho.