IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Imigrantes em Calais são prioridade absoluta, dizem ministros de França e Reino Unido

01/08/2015 19h32

Paris, 1 Ago 2015 (AFP) - A solução do problema dos imigrantes que tentam chegar ao Reino Unido de Calais es una "prioridade absoluta" para Paris e Londres, afirmaram em uma declaração conjunta o ministro do Interior francês e sua homóloga britânica em uma declaração que será divulgada neste domingo.

"As coisas estão claras: pôr fim a essa situação é uma prioridade absoluta. Nossos governos estão decididos a conseguir isso juntos", afirmaram Bernard Cazeneuve e Theresa May, que se reuniram na terça-feira em Londres.

Durante o encontro, o governo britânico anunciou que ampliará em 10 milhões de euros os recursos para reforçar a segurança no terminal do Eurotúnel em Coquelles, onde, nos últimos dias, houve milhares de tentativas de entrada no Reino Unido.

"Construção de novas cercas, reforço policial... todas essas medidas vão no mesmo sentido e dão o forte sinal de que nossas fronteiras são seguras, e que os 'atravessadores' comentem ações criminosas ao fazer chegar migrantes a Calais", afirmaram os dois ministros em uma declaração publicação pelo Journal du dimanche.

Todos os meses, Paris e Londres deportam a seus países de origem cerca de 200 migrantes que não podem receber o direito de asilo.