IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Egito inaugura segunda via no canal de Suez para estimular a economia

04/08/2015 16h59

Cairo, 4 Ago 2015 (AFP) - O presidente do Egito, Abdel Fatah al Sissi, inaugurará somente na quinta-feira uma segunda via no canal de Suez, um projeto simbólico com o qual espera recuperar a fraca economia do país e assentar sua autoridade em nível internacional.

A inauguração, com o presidente francês François Hollande como convidado de honra e com a presença de vários chefes de Estado, será celebrada na Ismaília, perto do canal.

A cerimônia coincide com o primeiro aniversário da chegada ao poder de Sissi depois da queda do presidente islamita Mohamed Mursi e da repressão a seus partidários.

A expansão do canal é um dos principais projetos de Sissi, que prometeu durante a campanha eleitoral relançar a economia e restabelecer a segurança no país.

A nova via que une o mar Vermelho ao Mediterrâneo terá 72 quilômetros e permitirá duplicar o tráfego em comparação aos dias de hoje.

"É uma mensagem à opinião pública e aos investidores estrangeiros, para demostrar que o governo é capaz de implementar projetos", afirma Amr Adly, especialista do centro Carnegie para o Oriente Médio.

O canal, inaugurado em 1869, é uma das vias navegáveis com maior tráfego do mundo e é estratégico para o comércio internacional.

Com a inauguração da nova via, prevê-se que as receitas do canal passem dos 5,3 bilhões de dólares previstos em 2015 para 13,2 bilhões de dólares em 2023.

jds-tgg/nbz/cnp/pc.