IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Empresas alemãs estão envolvidas em casos de corrupção na Grécia

25/08/2015 17h47

Atenas, 25 Ago 2015 (AFP) - Siemens, Daimler, Rheinmetall, as grandes marcas industriais que contribuíram para a reputação da economia alemã, estão imersas em corrupção em larga escala na Grécia, país que a Alemanha não deixa de criticar por suas práticas fraudulentas.

Ainda não há data para que os 19 ex-diretores do conglomerado alemão Siemens se apresentem à justiça grega, mas já se anuncia como um dos processos financeiros mais importantes da década na Grécia.

Sessenta e quatro pessoas são acusadas de corrupção passiva e ativa e de lavagem de dinheiro em um amplo caso de subornos casos para acessar o mercado público.

"Trata-se do maior escândalo envolvendo uma empresa na história do pós-guerra da Grécia", segundo a organização norte-americana CorpWatch, que examina as práticas das empresas.

A instrução terá durado nove anos e 2.368 páginas. O grupo bávaro, que mantém vínculos com a Grécia desde o século XIX é acusado de "pagar" autoridades para obter o grande projeto de modernização da rede telefônica grega no final dos anos 90.

No total, a Siemens teria pago 70 milhões de euros em subornos para ganhar o contrato para digitalizar a empresa de telecomunicações grega OTE.

Entre os acusados se encontra o antigo diretor da Siemens na Grécia, Michalis Christoforakos. Mas é pouco provável que ele, que tem dupla nacionalidade alemã e grega, vá, aos 62 anos, para o banco dos réus. Refugiado na Baviera desde que fugiu da Grécia em 2009, a justiça alemã rejeita categoricamente sua extradição, argumentando que os crimes prescreveram.

As relações já difíceis entre Alemanha e Grécia não melhoram com a decisão.

"O testemunho dessa pessoa seria vital para o processo Siemens em Atenas", disse a presidente do Parlamento grego Zoé Konstantopoulou. "Mas trata-se sobretudo de um assunto judicial que demonstra que há um discurso ambivalente da Alemanha", completou Konstantopoulou.

A Siemens também estaria envolvida em um outro caso de corrupção relacionado com o sistema de segurança dos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, segundo uma investigação em curso.

'Danos de 2 bilhões de euros'A Alemanha gosta do papel de aluno aplicado da Europa, minucioso e sério. E não hesita em relembrar a imagem da Grécia como um país prejudicado pelo mau uso do dinheiro público, como se a corrupção fosse uma herança nacional.

Segundo a ONG Transparency International, que elabora um índice de percepção da corrupção, a Grécia continua sendo o mal aluno da Europa embora tenha feito avanços consideráveis desde a crise.

"A corrupção de empresas alemãs na Grécia é notória há anos, a justiça só perseguiu alguns casos", disse o think-tank German Foreign Policy.

Vários grandes nomes da indústria de armamentos alemã também estão de olho na Grécia.

"As empresas alemãs se aproveitaram consideravelmente do enorme gasto de Atenas em defesa", assegura à AFP Sahra Wangenknecht, deputada alemã da Die Linke. A Grécia teve durante muitos anos um dos orçamentos de defesa mais altos da União Europeia, o que, segundo a instituição, não fez mais do que contribuir para a colossal dívida pública, segundo Wangenknecht.

A justiça grega acusou recentemente ao fabricante de automóveis Daimler pelo pagamento de propinas para a atribuição de um contrato de veículos militares de 100 milhões de euros. O mesmo aconteceu com a Krauss Maffei Wegmann, fornecedora de carros de combate Leopard.

O grupo de defesa Rheinmetall foi condenado em 2012 a pagar 37 milhões de euros de multa por sua generosidade com as autoridades do ministério grego da Defesa pela venda de seu sistema de defesa aérea por 150 milhões de euros.

Dois ex-diretores da Ferrostaal também foram condenados e a empresa teve que pagar 140 milhões de euros por ter recorrido a comissões ocultas para conseguir os contratos de submarinos.

Frequentemente, as multas são superiores aos lucros das empresas com os contratos duvidosos, mas isso não parece dissuadir essas práticas.