IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fluxos de capitais aos países emergentes caem em agosto

28/08/2015 15h40

Washington, 28 Ago 2015 (AFP) - Os fluxos de capitais nos países emergentes caíram em agosto, tornando-se negativos, segundo dados publicados pelo Instituto de Finanças Internacionais (IIF).

Os fluxos foram negativos na ordem de 4,5 bilhões de dólares em agosto, o patamar mais baixo de 2015, anunciou a entidade em nota divulgada nesta sexta-feira. Esses fluxos eram positivos, de 6,1 bilhões de dólares, em julho.

O IIF atribui a fuga de capitais sobretudo às inquietudes sobre a China.

Só no dia 24 de agosto, quando as bolsas mundiais despencaram, as fugas de capitais dos sete países para os que a IIF estabelece estatísticas diárias, chegaram a 2,7 bilhões de dólares.

Trata-se de uma quantidade similar à alcançada na semana de 17 de setembro de 2008, após a quebra do banco americano Lehman Brothers, que precipitou a crise financeira, afirmou a mesma fonte.

Durante os quatro últimos meses, os fluxos de capitais para os países emergentes se estabeleceram, em média, em menos de 3 bilhões de dólares ao mês, em relação aos 22 bilhões dos cinco anos anteriores.

Essas fugas de capitais são constituídas principalmente por ações da Bolsa, com um fluxo negativo de 8,7 bilhões de dólares, enquanto foram de 100 milhões de dólares em julho. Para os títulos, os fluxos se mantiveram positivos, a 4,2 bilhões, mas em baixa em relação ao mês anterior, quando chegaram a 6,2 bilhões.

"O anúncio de um regime de câmbio orientado ao mercado e a desvalorização associada ao iuane em 11 de agosto somaram-se às inquietudes sobre as economia chinesa e desencadeou uma volatilidade geral, uma depreciação das divisas dos países emergentes e vendas muito significativas de títulos dos países emergentes", afirmou a IIF em comunicado.