IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Países do sul da Europa pressionam UE por aumento do preço do leite

28/08/2015 20h02

Madri, 28 Ago 2015 (AFP) - Os ministros da Agricultura de Espanha, França, Itália e Portugal propuseram nesta sexta-feira medidas de intervenção para impulsionar o preço do leite, cuja queda prejudica os produtores da União Europeia.

Ao fim de uma reunião em Madri, a ministra espanhola Isabel García Tejerina apresentou as propostas dos quatro países ao Conselho Europeu Extraordinário de Agricultura, convocado para dar uma resposta à questão no dia 7 de setembro em Bruxelas.

Os produtores pedem que os Estados tirem o leite desnatado em pó do mercado para impedir que os preços caiam excessivamente. As quantidades retiradas se destinariam "aos mais desfavorecidos dentro da União Europeia", acrescentou.

Ele querem também que a Comissão Europeia, que gerencia a política agrícola comum, autorize de novo o armazenamento do queijo nos frigoríficos, também para evitar a redução dos preços.

Os produtores também pedem a Bruxelas que aumente em 50% a quantidade antecipada dos subsídios aos produtores para 2016.

Em toda a União Europeia, os produtores se queixam da queda mundial dos preços do leite, devido ao excesso de oferta.