IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Commerzbank voltará a operar no Brasil em 2016

01/09/2015 11h44

Frankfurt am Main, 1 Set 2015 (AFP) - O grupo bancário alemão Commerzbank anunciou nesta terça-feira sua intenção de voltar a operar no Brasil em 2016, por ver novas oportunidades nesse mercado, de onde se retirou durante a crise financeira.

O Commerzbank indicou em um comunicado ter recebido a autorização do Banco Central brasileiro para abrir uma agência em São Paulo, dedicada a atividades de financiamento de empresas e investimentos.

O grupo buscará sua clientela particularmente entre empresas alemães com presença internacional.

A nova estrutura contará com 50 funcionários e iniciará atividades no primeiro trimestre de 2016.

"Apesar da diminuição recente do ritmo de crescimento do Brasil, este país continua sendo a sétima economia mundial e de longe a principal da América Latina", destaca o Commerzbank.

Segundo o grupo, há atualmente 1.400 empresas alemãs implantadas no Brasil.

A decisão do Commerzbank vai no sentido contrário de seu concorrente alemão Deutsche Bank, que no ano passado decidiu reduzir suas atividades no Brasil, segundo a agência Bloomberg, e do grupo HSBC, que cederá sua filial brasileira ao grupo local Bradesco.

Commerzbank teve de se reestrutura depois de ser ajudado por um programa de resgate do Estado alemão em 2008-2009.

Desde então, lançou um amplo plano de renovação de suas atividades de banco a varejo e enfoca seu desenvolvimento no apoio à vasta rede de pequenas e médias empresas alemãs muito ativas no terreno internacional.

bt/mtr/js/eg/cn

DEUTSCHE BANK

HSBC HOLDINGS

BANCO BRADESCO