IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Trens da Eurostar são bloqueados na entrada do túnel do canal da Mancha

01/09/2015 23h39

Lille, França, 2 Set 2015 (AFP) - Cinco trens da Eurostar se encontravam bloqueados na madrugada desta quarta-feira "devido à presença de intrusos nas linhas" na entrada do túnel sob o canal da Mancha, informaram fontes concordantes.

"Cinco Eurostar estão bloqueados na entrada do túnel porque há intrusos nas vias no lado francês do túnel, nas instalações do Eurotunnel", informou o serviço de comunicação da Eurostar à AFP, afirmando que os incidentes começaram às 22h30 (17H30 Brasília). "O tráfico está interrompido até que o Eurotunnel e as forças da ordem nos digam que se pode passar".

Um porta-voz da companhia ferroviária francesa (SNCF) disse que um sexto trem Eurostar - entre Londres e Paris - teve que regressar à capital britânica.

"Várias pessoas invadiram as linhas e obrigaram um trem a frear na entrada do túnel no lado francês", disse à AFP um porta-voz regional da SNCF.

"Assim que o trem parou, a polícia agiu para retirar os intrusos e isto bloqueou os Eurostar que estavam a caminho de Londres, com o corte de energia por razões de segurança. A zona foi liberada pelas forças da ordem à 01H30" (20H30 Brasília).

Às 02H15 de quarta, o trem Paris-Londres que estava parado na estação de Lille-Europe, no norte da França, regressou à capital francesa.

"Os três Eurostar com destino a Londres seguem esperando que a linha bloqueada na entrada do túnel seja liberada completamente. O Eurostar que freou na entrada do túnel deverá regressar a Paris", revelou o funcionário.

Segundo uma passageira do Eurostar parado na entrada do túnel, a situação a bordo era difícil e a composição seguia paralisada às 02H50.

"O chefe do trem anunciou aos passageiros que o Eurostar não poderia partir porque havia uma janela quebrada", revelou à AFP a passageira Géraldine Guyon.

"Saímos às 19H43 da estação do Norte de Paris e paramos às 21H30. O calor é insuportável e estamos no escuro".

Cerca de 3.000 imigrantes, provenientes principalmente da África estão presentes em Calais e arredores com a intenção de chegar à Inglaterra, que consideram um Eldorado.

mas/jmr/pr/lr

GROUPE EUROTUNNEL