IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Investigação interna da VW sobre carros manipulados deve levar 'vários meses'

Getty
Imagem: Getty

01/10/2015 13h21Atualizada em 01/10/2015 14h06

Frankfurt am Main, 1 Out 2015 (AFP) - A montadora alemã Volkswagen indicou nesta quinta-feira (30) que deve durar vários meses a investigação independente que solicitou a a um escritório americano de advocacia, em busca de estabelecer as responsabilidades no escândalo dos carros com softwares adulterados.

Membros importantes do Conselho de Vigilância da empresa "chegaram à conclusão de que as investigações durarão vários meses", indicou a VW em um comunicado.

O grupo, que encarregou a investigação ao escritório Jones Day, enfrenta procedimentos judiciais em vários países por ter colocado um software que fraudava os dados de emissão de poluentes.

O grupo anunciou que, diante da impossibilidade de responder às preocupações legítimas de seus acionistas, decidiu adiar a assembleia geral extraordinária convocada, inicialmente, para 9 de novembro.

"É irrealista considerar (...) que em poucas semanas poderemos dar as legítimas respostas que os acionistas podem esperar", afirma o comunicado.

A Volkswagen reconheceu ter colocado os motores adulterados em 11 milhões de veículos de várias de suas 12 marcas (como VW, Audi, Seat e Skoda) para que conseguissem passar sem problemas pelos testes antipoluição.