IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Túnel do Canal da Mancha sofre invasão de dezenas de migrantes

03/10/2015 16h06

Lille, França, 3 Out 2015 (AFP) - Mais de 100 migrantes invadiram o Canal da Mancha na manhã deste sábado, passando por um terço do caminho e atacando funcionários, em um incidente que interrompeu o tráfego durante a noite.

A tentativa de atravessar o túnel entre a França e a Grã-Bretanha veio com o fluxo diário de milhares de migrantes e refugiados que chegam às costas da Europa, que mostrou poucos sinais de flexibilização, com 168.000 migrantes e refugiados chegando somente em setembro, segundo dados da ONU.

A maioria quer se refugiar na Alemanha ou na Suécia, mas outros continuam sua jornada à França na esperança de conseguir cruzar de alguma forma o Canal para chegar à Inglaterra.

O tráfego do túnel que une a França e o Reino Unido sob o Canal da Mancha foi restabelecido neste sábado após várias horas de interrupção devido à invasão dos 100 migrantes.

O tráfego foi interrompido na madrugada deste sábado, a 00H30 local, mas, a essa hora, nenhum trem estava circulando.

"Os migrantes entraram no túnel e foram bem longe, até uns 15 km", informou à AFP a prefeita de Pas-de-Calais (norte da França), Fabienne Buccio.

Os policiais intervieram para impedir que eles fossem mais longe, e prenderam várias pessoas. Vinte e três migrantes estavam em prisão preventiva neste sábado, segundo a promotoria de Boulogne-sur-mer.

Segundo Buccio, o grupo mostrou "certa agressividade. Pois, no geral, retrocedem frente à polícia, mas, neste caso, queriam passar, eram 113", afirmou, assinalando que "houve prisões".

"Foi realmente um ataque, pelo número e a violência. Avançaram sobre os oficiais", declarou a porta-voz do Eurotúnel. "É muito provável que se trate de uma operação planejada para atrair a atenção da opinião pública", completou.

Uma fonte policial assegurou que muitos migrantes "cruzaram a cidade (de Calais) em torno das 23H00 de sexta-feira, na presença de militantes (anarquistas) do grupo No Border, e se dirigiram até as instalações do Eurotúnel".

Os bombeiros informaram que houve 10 feridos leves durante a noite, incluindo sete migrantes, dois policiais e um membro da equipe de segurança do Eurotúnel.

O espaço do túnel, de 650 hectares e perímetro de 20km, foi alvo, nos últimos meses, de inúmeras tentativas de invasão, em geral à noite, com um máximo de 1.700 tentativas em 3 de agosto.

Foram empreendidas importantes obras para reforçar a segurança (novas barreiras, reforços e a utilização de cães). O número de tentativas diminuiu até chegar a uma centena por noite, segundo fontes policiais.

Algumas destas invasões causaram mortes entre os migrantes. Desde 26 de junho, 13 morreram nas imediações do túnel quando tentavam chegar à Inglaterra.

Cerca de 4.000 migrantes, procedentes principalmente do leste da África, da Síria e do Afeganistão, vivem em condições precárias em um acampamento a leste da cidade francesa de Calais (norte), com a esperança de poder entrar, algum dia, no Reino Unido.

Incidente com migrantes entre Espanha e MarrocosNa Espanha, treze pessoas ficaram feridas neste sábado quando centenas de imigrantes africanos invadiram a fronteira entre o Marrocos e o território espanhol de Ceuta, dos quais 87 conseguiram cruzar, segundo as autoridades.

Cerca de 87 imigrantes subsaarianos conseguiram chegar "através de Benzú", que separa a costa marroquina de Ceuta, informou a delegação espanhola em um comunicado.

Dos 87 que conseguiram cruzar, alguns o fizeram saltando a vala e outros a nado, e 11 eram menores de idade, completa o comunicado.

Todos os imigrantes estavam em boas condições de saúde, embora 10 deles e três policiais espanhóis tenham sofrido ferimentos leves e recebido atendimento, completou.

Como Melilla, mais a leste, Ceuta é um território espanhol fronteiriço com o Marrocos, os únicos pontos de contato terrestre entre Europa e África.

Este é a mais recente tentativa realizada pelos milhares de migrantes que tentam entrar na Espanha desde a África.

Muitos tentam cruzar a fronteira escondidos em veículos, e outros cruzam o Mediterrâneo em botes precários.

bap/jmr/meb/erl-gm/jz/pr/lb

Eurotunnel