IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Em crise, rede de moda American Apparel recorre à lei de falência nos EUA

Divulgação
Imagem: Divulgação

05/10/2015 11h34Atualizada em 05/10/2015 16h14

Nova York, 5 Out 2015 (AFP) - A popular rede de roupas de fabricação americana American Apparel pediu, nesta segunda-feira, a proteção contra falência (semelhante à recuperação judicial no Brasil, antiga concordata). Com isso, pode tentar reestruturar suas dívidas.

A companhia, com sede em Los Angeles, se viu submersa em uma extensa batalha legal com seu demitido fundador e ex-diretor executivo, Dov Charney, e sofre com uma queda nas vendas desde 2010.

"Esta reestruturação vai permitir à American Apparel se tornar uma companhia mais forte e vibrante", disse a diretora executiva, Paula Schneider, em um comunicado.

A companhia alcançou um acordo com a maioria de seus credores para reduzir sua dúvida e irá continuar trabalhando normalmente, sem afetar os clientes ou seus empregados, completou o comunicado.

A American Aparrel pretende completar seu processo de reestruturação nos próximos seis meses.

Em agosto, a empresa anunciou que as vendas no segundo trimestre se reduziram em quase 18%. Um mês antes, a cadeia de roupas havia divulgado que fecharia algumas lojas e diminuiria o número de funcionários em uma desesperada tentativa de reduzir as dívidas.

As lojas sofrem pressão devido a abundância de mercadorias importadas mais baratas e a popularidade de rivais europeus, como H&M e Zara, especializados em roupas baratas e com coleções que se renovam constantemente.

A empresa também sofreu com a batalha legal contra Charney, despedido em junho de 2014 em meio a acusações de abuso sexual.