IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ucrânia proíbe funcionamento de companhias aéreas russas a partir de 25 de outubro

12/10/2015 12h58

Kiev, 12 Out 2015 (AFP) - Kiev proibiu o funcionamento de todas as companhias aéreas russas a partir de 25 de outubro, em resposta à decisão tomada por Moscou no mês passado contra as empresas ucranianas.

Esta medida afetará a empresa siberiana UTair e a pequena companhia aérea Saratov Airlines, já que Kiev já havia suspendido a licença das grandes operadoras russas Aeroflot, Transaero, Sibir e Rossia.

"Esta proibição só afeta os pousos dos aviões nas cidades ucranianas. Mas ainda podem usar o espaço aéreo", explicou à AFP Natalia Terletska, funcionária da aviação civil ucraniana.

O ministério russo de Transporte confirmou nesta segunda-feira que recebeu a notificação.

Em 16 de setembro, o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, anunciou que proibiu as grandes companhias aéreas estatais russas de operar no país, devido ao fato de as empresas terem rotas até a Crimeia, península que foi anexada pela Rússia no ano passado dando início ao conflito interno no leste da Ucrânia.

Alguns dias depois, Moscou respondeu anunciando que fecharia o espaço aéreo para as companhias ucranianas a partir de 25 de outubro, fazendo com que os deslocamentos entre ambos países fossem limitados a carros e trens.

osh-dg-ant/pop/mr/an/eg/pr

AEROFLOT - RUSSIAN AIRLINES

TRANSAERO AIRLINES