Bolsas

Câmbio

Obama perdoa peru antes do dia de Ação de Graças

Washington, 25 Nov 2015 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos Barack Obama outorgou simbolicamente a graça nesta quarta-feira a um peru, um prato típico do dia de Ação de Graças, uma tradição folclórica fortemente respeitada na Casa Branca.

"Os Estados Unidos são, depois de tudo, o país das segundas oportunidades. Este peru ganhou o direito de passar o restante de sua vida de maneira confortável", disse um sorridente Obama, numa cerimônia realizada nos jardins da Casa Branca em presença do peru "Abe".

"Alguns acham que essa tradição é um pouco absurda. Eu também, mas aprecio a oportunidade para desejar um feliz dia de Ação de Graças" a todos os Estados Unidos, afirmou.

O presidente, que cumpriu este ritual pela sétima vez, agradeceu suas duas filhas adolescentes, Malia e Sasha, por estarem novamente a seu lado.

"Só fazem isso para me agradar, não porque acham que é algo que deveriam fazer", contou Obama, ressaltando que com o passar do tempo é cada vez mais sensível a este tipo de atenção.

Esta foi a 68ª cerimônia deste tipo. A Federação Nacional dos Criadores de Aves oferece um peru ao presidente a cada ano desde o mandato do presidente Harry Truman, após a Segunda Guerra Mundial.

Familiar por excelência, a cerimônia de Ação de Graças é comemorada na última quinta-feira de novembro e remonta aos primeiros anos da colonização, no início do século XVII, quando os europeus recém-instalado agradeceram a Deus pela abundância nas colheitas e a assistência prestada pelos povos indígenas da região (nordeste).

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos