IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Volkswagen apresenta soluções para motores com software fraudulento

25/11/2015 12h19

Frankfurt am Main, 25 Nov 2015 (AFP) - A montadora alemã Volkswagen apresentou nesta quarta-feira as primeiras soluções técnicas para adaptar às normas os carros equipados com um software que adulterava os resultados das emissões de poluentes.

De acordo com a empresa, a medida vai exigir menos de uma hora de trabalho na oficina.

A Volkswagen admitiu ter equipado milhões de motores a diesel com um software capaz de falsificar as medições de emissões de óxido de nitrogênio, assim como os níveis de emissão de dióxido de carbono em outros 800.000 veículos a gasolina.

"O grupo Volkswagen apresentou à KBA (a agência reguladora alemã) suas soluções técnicas concretas para os motores EA-189 de 1,6 litro e 2 litros de cilindrada", anunciou a montadora em um comunicado.

No caso dos motores de 1,2 litro, a solução técnica será apresentada à KBA no final do mês e "consistirá provavelmente em uma atualização do software".

Concretamente, nos veículos de 1,6 litro deverá ser instalado um conversor de corrente no motor, "diante do medidor de vazão de ar". O reparo deve demorar "menos de uma hora", afirma a empresa.

No caso de dois litros, bastará uma atualização do programa, o que "exigirá por volta de meia hora de trabalho".

Depois dos reparos, os veículos em questão passarão a respeitar os limites de emissões de óxido de nitrogênio.

A partir de janeiro, o grupo Volkswagen, que tem 12 marcas (entre elas Seat, Skoda, Audi, Porsche e as de caminhões MAN e Scania), deve anunciar um recall de 8,5 milhões de veículos.

O presidente da empresa, Matthias Müller, afirmou na segunda-feira que as soluções encontradas envolvem mais de 90% dos veículos do grupo na Europa.

jmh/fp

VOLKSWAGEN