Volkswagen apresenta soluções para motores com software fraudulento
Frankfurt am Main, 25 Nov 2015 (AFP) - A montadora alemã Volkswagen apresentou nesta quarta-feira as primeiras soluções técnicas para adaptar às normas os carros equipados com um software que adulterava os resultados das emissões de poluentes.
De acordo com a empresa, a medida vai exigir menos de uma hora de trabalho na oficina.
A Volkswagen admitiu ter equipado milhões de motores a diesel com um software capaz de falsificar as medições de emissões de óxido de nitrogênio, assim como os níveis de emissão de dióxido de carbono em outros 800.000 veículos a gasolina.
"O grupo Volkswagen apresentou à KBA (a agência reguladora alemã) suas soluções técnicas concretas para os motores EA-189 de 1,6 litro e 2 litros de cilindrada", anunciou a montadora em um comunicado.
No caso dos motores de 1,2 litro, a solução técnica será apresentada à KBA no final do mês e "consistirá provavelmente em uma atualização do software".
Concretamente, nos veículos de 1,6 litro deverá ser instalado um conversor de corrente no motor, "diante do medidor de vazão de ar". O reparo deve demorar "menos de uma hora", afirma a empresa.
No caso de dois litros, bastará uma atualização do programa, o que "exigirá por volta de meia hora de trabalho".
Depois dos reparos, os veículos em questão passarão a respeitar os limites de emissões de óxido de nitrogênio.
A partir de janeiro, o grupo Volkswagen, que tem 12 marcas (entre elas Seat, Skoda, Audi, Porsche e as de caminhões MAN e Scania), deve anunciar um recall de 8,5 milhões de veículos.
O presidente da empresa, Matthias Müller, afirmou na segunda-feira que as soluções encontradas envolvem mais de 90% dos veículos do grupo na Europa.
jmh/fp
VOLKSWAGEN
De acordo com a empresa, a medida vai exigir menos de uma hora de trabalho na oficina.
A Volkswagen admitiu ter equipado milhões de motores a diesel com um software capaz de falsificar as medições de emissões de óxido de nitrogênio, assim como os níveis de emissão de dióxido de carbono em outros 800.000 veículos a gasolina.
"O grupo Volkswagen apresentou à KBA (a agência reguladora alemã) suas soluções técnicas concretas para os motores EA-189 de 1,6 litro e 2 litros de cilindrada", anunciou a montadora em um comunicado.
No caso dos motores de 1,2 litro, a solução técnica será apresentada à KBA no final do mês e "consistirá provavelmente em uma atualização do software".
Concretamente, nos veículos de 1,6 litro deverá ser instalado um conversor de corrente no motor, "diante do medidor de vazão de ar". O reparo deve demorar "menos de uma hora", afirma a empresa.
No caso de dois litros, bastará uma atualização do programa, o que "exigirá por volta de meia hora de trabalho".
Depois dos reparos, os veículos em questão passarão a respeitar os limites de emissões de óxido de nitrogênio.
A partir de janeiro, o grupo Volkswagen, que tem 12 marcas (entre elas Seat, Skoda, Audi, Porsche e as de caminhões MAN e Scania), deve anunciar um recall de 8,5 milhões de veículos.
O presidente da empresa, Matthias Müller, afirmou na segunda-feira que as soluções encontradas envolvem mais de 90% dos veículos do grupo na Europa.
jmh/fp
VOLKSWAGEN
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.