IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Baterias de sódio podem substituir baterias de lítio

27/11/2015 18h27

Paris, 27 Nov 2015 (AFP) - Pesquisadores franceses anunciaram nesta sexta-feira que desenvolveram um novo tipo de baterias de sódio, que poderiam ser uma alternativa para as baterias de lítio e permitir o armazenamento de energia renovável.

O lítio é utilizado atualmente nas baterias dos aparelhos eletrônicos portáteis, tablets, computadores portáteis e dos carros elétricos.

Mas os recursos de lítio são muito escassos na Terra, diferentemente do sódio, mil vezes mais abundante - podendo diminuir os custos de maneira importante.

O funcionamento deste novo protótipo, desenvolvido por pesquisadores dos institutos franceses CNRS e CEA, foi anunciado em comunicado e se inspira naquele das baterias de lítio-íon.

Íons de sódio passam de um eletrodo para o outro dentro de um meio líquido, ao longo de ciclos de carga e descarga.

O protótipo tem o mesmo formato que as baterias de lítio-íon vendidas hoje (um cilindro de 1,8 cm de diâmetro e 6,5 cm de altura). Isso para facilitar a passagem de uma bateria para outra, especialmente nos processos de fabricação.

A quantidade de eletricidade que pode armazenar atingiu 90Wh/kg, um valor comparável ao de baterias de lítio-íon em sua infância, diz o CNRS. E 2.000 ciclos de carga e descarga deverão ser possíveis sem perda de desempenho.

Esta bateria é capaz tanto de cobrar muito rapidamente e restaurar a sua energia rapidamente, disse o comunicado.

Finalizado, o protótipo passará para a próxima etapa: otimizar e aprimorar os processos tendo em vista um futuro uso industrial.