IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

A nova Barbie é inteligente, mas um risco para a privacidade

01/12/2015 15h12

Washington, 1 dez 2015 (AFP) - A nova boneca Barbie é "inteligente" e está conectada, apesar de até demais para o gosto de alguns ativistas que defendem a privacidade online.

A gigante Mattel lançou este ano a boneca high-tech "Hello Barbie", que promete tornar-se um grande sucesso de vendas, pois permite que as crianças falem e obtenham respostas de um de seus brinquedos favoritos.

Mas para que isso aconteça, as conversações viajam em redes wi-fi para servidores na "nuvem" que usam inteligência artificial para enviar uma resposta pessoal às crianças.

Para o grupo ativista Campaign for a Commercial-Free Childhood, os riscos que esta Barbie representam para a privacidade individual são muito maiores do que seus benefícios.

"As crianças confiam em seus bonecos e revelam detalhes íntimos de suas vidas, mas Hello Barbie não manterá essas conversas em segredo", afirma o grupo em um comunicado.

"Quando o cinto da Barbie é pressionado, tudo o que seu filho diz é transmitido para os servidores na nuvem, onde o parceiro de tecnologia da Mattel, ToyTalk, armazena e analisa tudo", indica.

"Os funcionários da ToyTalk e suas empresas associadas escutam as gravações das conversas das crianças. E a ToyTalk sequer informa quem são seus parceiros", acrescentou.

A organização também alerta que a boneca "pode ser tentadora para hackers, que através da boneca poderão acessar dados armazenados por redes familiares e dispositivos domésticos".

O grupo de defesa dos consumidores também argumenta que este brinquedo high-tech mina a criatividade.

"As crianças deveriam usar sua própria iniciativa e criatividade para manter conversas com uma boneca", indica o texto.

Em contrapartida, "com Hello Barbie, os programadores e algoritmos da Mattel e ToyTalk conduzem a conversa, o que afeta a criatividade na brincadeira que é tão importante para o desenvolvimento da criança".

#HellNoBarbieO grupo exortou os pais a não comprar esta boneca e lançou uma campanha online com a hastag #HellNoBarbie.

Mattel não respondeu aos pedidos de comentários por parte da AFP. Mas ToyTalk escreveu em seu blog na semana passada que o projeto da Hello Barbie integra "muitos recursos de segurança."

"Nós não temos conhecimento de que alguém tenha sido capaz de acessar os dados de áudio das crianças por meio da rede wi-fi", indicou a empresa.

ToyTalk assegurou que as senhas de segurança são armazenadas em uma seção criptografada da boneca e que não guardam histórico das conversas.

A empresa acrescentou que os dados "nunca são usados para fins publicitários" e que a boneca tem a certificação da lei de proteção da privacidade on-line das crianças.

Para responder às preocupações sobre a privacidade, ToyTalk e Mattel lançaram um programa para detectar erros em que os investigadores são recompensados caso descubram, de forma responsável, potenciais vulnerabilidades.

ToyTalk também disse esperar que o novo brinquedo forneça calor às crianças. "Mattel e ToyTalk projetaram esta boneca devido a inúmeros pedidos de crianças que querem falar com a Barbie", disse a empresa.