IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Juiz americano anula medidas contra a Argentina e país deixa a moratória

22/04/2016 14h33Atualizada em 22/04/2016 14h33

Nova York, 22 Abr 2016 (AFP) - O juiz federal dos Estados Unidos Thomas Griesa suspendeu nesta sexta-feira suas medidas contra a Argentina, tirando o país da moratória, depois de o país ter pago seus credores por títulos públicos vencidos desde 2001.

"Tendo revisado de maneira cuidadosa as apresentações da República, o tribunal encontra agora que as condições precedentes foram cumpridas. Desse modo, as medidas cautelares ficam anuladas em todos os casos", afirmou Griesa, em um texto divulgado pouco depois de ter recebido as provas de que a Argentina fez esses pagamentos.

A Argentina notificou o juiz sobre o pagamento aos fundos "abutres" e outros credores da dívida em calote desde 2001. O governo argentino pediu ao juiz a suspensão definitiva das medidas que impedem que o país tenha acesso mercados financeiros.

Em uma carta enviada por seu advogado, Michael Paskin, o governo do presidente Mauricio Macri informou que "a República realizou o pagamento completo, conforme os termos específicos de cada acordo" aos credores com os quais se comprometeu até 29 de fevereiro.

Depois de cumprir esse requisito final, a Argentina pediu que o juiz que assinasse a ordem confirmando a "suspensão das medidas cautelares em todas as causas". Assim, o país deixa definitivamente a moratória de 2001, ficando livre para voltar aos mercados financeiros sem qualquer restrição.

A Argentina pagou aos fundos "abutres" NML Capital e Aurelius e outros credores usando recursos proveniente de uma emissão de US$ 16,5 bilhões autorizada pelo juiz norte-americano.