IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Facebook: pedidos de governos para acessar dados de usuários sobem 13%

28/04/2016 20h11

Washington, 28 Abr 2016 (AFP) - O Facebook anunciou, nesta quinta-feira, ter recebido 13% a mais de pedidos de governos para acessar dados privados de usuários no segundo semestre de 2015, com mais de 46.000 solicitações no mundo todo.

Segundo a rede social em seu "Informe de Transparência" semestral, o número de elementos "restringidos" por violar as leis locais duplicou em comparação ao período anterior de seis meses, chegando a 55.827 casos.

"Em geral, continuamos vendo um aumento em nível mundial nos pedidos dos governos de dados e de conteúdo de usuários, conforme a legislação local", disse o assessor geral adjunto do Facebook, Chris Sonderby.

Esses números são divulgados no momento em que o setor de tecnologia está envolvido no debate sobre como os governos devem ter acesso aos dados do usuário e como os pedidos devem ser do conhecimento dos usuários e do público em geral.

O Facebook e outras empresas de tecnologia garantem que entregam os dados dos usuários apenas quando recebem ordens legais legítimas. Os Estados Unidos são o país que já fez o maior número de consultas para fazer cumprir a lei, com 19.235 pedidos que afetam 30.041 contas. O Facebook informou que, em 81% dos casos, não repassaram qualquer informação.

"Reconhecemos que há ameaças sérias para a segurança pública e que a Polícia tem a importante responsabilidade de proteger as pessoas", disse Sonderby, em um blog.

"Nossas equipes legais e de segurança trabalham duro para responder as solicitações legítimas das autoridades, ao mesmo tempo em que cumprimos nossa responsabilidade de proteger a privacidade e a segurança das pessoas", explicou.

rl/acb/llu/tt/lr

Facebook