IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC europeu decide parar de imprimir notas de 500 euros

Reprodução
Imagem: Reprodução

04/05/2016 17h45

Frankfurt, 4 Mai 2016 (AFP) - O BCE (Banco Central Europeu) anunciou nesta quarta-feira (4) que deixará de emitir notas de 500 euros (aproximadamente R$ 2.040) no fim de 2018, uma decisão que leva em conta "a preocupação de que estas notas facilitem as atividades ilícitas".

O BCE "decidiu deter de forma permanente a produção de notas de 500 euros e excluí-las das séries na Europa, levando em conta a preocupação de que estas notas facilitem as atividades ilícitas", anunciou o organismo em um comunicado após um encontro de seu Conselho de Governo.

"A emissão da nota de 500 euros será interrompida no fim de 2018, quando está prevista a introdução das notas de 100 e 200 euros da série Europa", informou a nota do BCE.

O BCE informou que as notas que estiverem em circulação continuarão sendo legais e, consequentemente, poderão continuar sendo usadas como meio de pagamento. Elas também poderão ser trocadas nos bancos centrais da zona do euro sem limite de tempo.

Notas 'Bin Laden'

Conhecidas popularmente como as "Bin Laden" (porque todo mundo fala delas sem tê-las visto), as notas de 500 euros correspondem a apenas 3% das células disponíveis na zona do euro, mas 28% do dinheiro circulante total.

"A nota de 500 euros é mais usada para dissimular do que para comprar", pois podem ser transportadas enormes quantias discretamente, disse em fevereiro o ministro da Economia francês, Michel Sapin.

A discussão acontece no contexto de reforço da luta da União Europeia contra o financiamento do terrorismo.

Medida controversa

A medida é questionada quanto à sua eficácia pelos especialistas. "Os representantes do crime organizado não são idiotas, a lavagem de dinheiro é feita há tempos", opinou recentemente Friedrich Schneider, especialista da Universidade de Linz, da Áustria.

A criação da nota de 500 euros foi decidida sobre a pressão de vários países, entre eles a Alemanha, onde se costuma fazer pagamento em espécie e acostumada às notas de mil marcos (uma quantia equivalente).