IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Japão: EUR 10 milhões são roubados de caixas automáticos no Japão

23/05/2016 11h46

Tóquio, 23 Mai 2016 (AFP) - Uma coordenada e vasta operação de retirada fraudulenta de mais de 10 milhões de euros teve como alvo há uma semana 1.400 caixas automáticos no Japão, explicaram nesta segunda-feira o banco sul-africano vítima do roubo e os meios de comunicação locais.

Os caixas automáticos escolhidos para a fraude estavam instalados nos supermercados Seven Eleven, que aceitam cartões estrangeiros. Estima-se que uma centena de pessoas tenham utilizado essas máquinas quase ao mesmo tempo.

O grupo bancário sul-africano Standard Bank Group explicou em um comunicado ter sido "vítima de uma fraude sofisticada e coordenada", e acrescentou ter tomado "medidas rápidas para frear o problema e ter alertado as autoridades japonesas".

Os criminosos utilizaram cartões falsos elaborados a partir de dados bancários roubados deste banco, detalhou a imprensa japonesa, que citou fontes anônimas próximas à investigação.

A polícia, que foi contactada pela AFP, não quis confirmar estas informações.

A operação foi realizada em 15 de maio e afetou durante duas horas e meia os caixas automáticos de 17 cidades do arquipélago, com 14.000 operações de saque de dinheiro que envolveram 1.600 dados de cartões falsificados, explica o jornal Yomiuri.

Seis destes cartões foram confiscados pelas máquinas, que os reconheceram como anormais quando os ladrões quiseram utilizá-los.

Os investigadores pretendem aproveitar estes elementos, assim como as gravações das câmeras de vigilância, para identificar rapidamente os responsáveis.

As autoridades japonesas, que trabalharão sobre este caso com as sul-africanas, suspeitam que "um grupo internacional bem estruturado" planejou esta operação, escrevem os jornais japoneses.